Pesquisar este blog

sábado, 16 de outubro de 2010

Humanidade devora o equivalente a um planeta e meio

Segundo o relatório "Planeta Vivo 2010", do grupo ambientalista WWF, divulgada quarta-feira, 13 de outubro, a humanidade agora usa "o equivalente a um planeta e meio" para atender suas necessidades. A pegada ecológica da humanidade dobrou desde 1966. 
WWF salienta o papel dos países mais ricos, observando que os países membros da OCDE, cujas economias estão entre as mais ricas do mundo, "representou 37% da pegada ecológica da humanidade”. "Se cada pessoa no planeta vivesse como um cidadão médio dos Estados Unidos ou dos Emirados Árabes Unidos exigiria uma biocapacidade equivalente a mais de 4,5 planetas para satisfazer o consumo de Humanidade e absorver CO2", disse o comunicado. "Contudo, se todos vivessem como os indianos, a humanidade nem mesmo usaria a metade da biocapacidade do planeta", acrescenta disse ele.
Os Emirados Árabes Unidos, Qatar, Dinamarca, Bélgica, Estados Unidos, Estónia, Canadá, Austrália, Kuwait e Irlanda são os países com maior pegada ecológica ", acrescenta a organização. O relatório também observa que"a diminuição da biodiversidade é maior em países de baixa renda".
O relatório do WWF mostrou uma redução geral de biodiversidade até 30% entre 1970 e 2007. Nos trópicos, essa diminuição chegou a 60%.

Fonte: Le Monde

Por: Edson de Aquino

3 comentários:

  1. Sempre achei que o Canadá fosse tão ecologicamente correto com relação à maioria das coisas. Bom saber que não é bem assim :P

    É impressionante como algumas pessoas (e, infelizmente, elas costumam ser peças-chave nas decisões por um mundo mais ecologicamente correto) simplesmente escolhem não ver os benefícios a longo prazo que certas ações podem trazer. Não dá pra engolir que o dono de uma multinacional, por exemplo, não acredita que a implantação (de verdade, não só da boca pra fora) de procedimentos mais 'verdes' traz enormes melhoras para todos.

    0,5% a menos de lucro em favor de 20% a mais de qualidade de vida realmente é um preço muito alto a se pagar. Malditos ambientalistas!

    ResponderExcluir
  2. Nunca imaginei o Canadá ecologicamente correto, dessa lista o que mais achei 'novidade' foi a Irlanda, mas nada demais... =~~

    Ps. Geralmente as pessoas só topam realizar "práticas verdes" quando comprovamos os ganhos financeiros...

    ResponderExcluir