Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Manguezal do Pina em debate nesta segunda

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realiza, nesta segunda-feira (13), uma audiência pública para discutir a venda da área do manguezal do Pina pela Marinha do Brasil. Para abordar o assunto, foram convidados representantes do 3º Distrito Naval, o Conselho Pastoral de Pescadores, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Centro Josué de Castro, Ministério Público de Pernambuco e Federal, Ibama, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife. A audiência será realizada a partir das 10h, no auditório do prédio anexo da Alepe. O terreno tem 248 hectares. A Marinha pede pela área R$ 51 milhões em obras que serão realizadas em Pernambuco e em outros Estados. As propostas de compra serão apresentadas no dia 21, no auditório do Distrito Naval, em Natal.

De acordo com a presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alepe, deputada Ceça Ribeiro (PSB), a audiência será uma oportunidade para que sejam apresentados e discutidos os impactos ambientais que a instalação de empreendimentos trará para a área. “Precisamos chegar a uma conclusão sobre como os procedimentos serão encaminhados. É interessante que façamos uma ação conjunta com a Câmara Municipal”, disse a parlamentar. O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife, vereador Daniel Coelho (PV), informou que a comissão está reunindo toda a legislação ambiental nas esferas municipal, estadual e federal que possa ser usada para preservar o manguezal.

No dia 2 deste mês, logo após o anúncio da venda do terreno pela Marinha, o prefeito em exercício do Recife, Milton Coelho, assinou o decreto 25.565/2010, que regulamenta o local como Parque Natural Municipal dos Manguezais Josué de Castro. O parque está localizado nos estuários dos Rios Capibaribe, Jordão, Pina e Tejipió, abrangendo os bairros do Pina, Boa Viagem e Imbiribeira.

Fonte: JC online
Por: Edson de Aquino

Um comentário: